Objectivos
 

O Mestrado em Economia e Políticas Públicas (adiante designado "MEPP") tem como objectivo o desenvolvimento de competências relacionadas com a concepção, gestão e avaliação de políticas públicas e programas operacionais.

 

Mais especificamente o programa visa:

O MEPP tem um curriculum estruturado em dois anos.

 

No primeiro ano os alunos são submetidos a um programa escolar que combina uma componente de formação obrigatória com uma componente em que cada aluno pode ajustar o curriculum às suas necessidades e interesses intelectuais, fruto do grau de flexibilidade que as opções oferecidas comportam.

 

O segundo ano é integralmente dedicado à elaboração do trabalho final, em regime tutorial, mantendo-se o registo de liberdade de opção entre “dissertação” ou “projecto”, dando lugar a um Relatório cujo conteúdo está devidamente definido em regulamento próprio. (ver aqui)


Do ponto de vista substantivo, o MEPP tem um curriculum focalizado em três domínios prioritários da Agenda da União Europeia e das autoridades públicas portuguesas. A saber: a competitividade económica, a inovação que a suporta e coesão social que lhes garante a sustentabilidade e as necessárias condições de Governança.

 

Estes três domínios são objecto de tratamento tanto na dimensão teórico-conceptual quanto na dimensão operativo-instrumental das políticas públicas, usando como escala geográfica de contextualização o largo espectro que vai da perspectiva estratégia europeia à perspectiva do Território enquanto espaço integrador das políticas públicas.

 

Esta multidimensionalidade da abordagem está ancorada num corpo docente que alia pessoas com reconhecido curriculum académico a pessoas exteriores ao ISCTE-IUL com larga experiência enquanto policy-makers. Este perfil do corpo docente tem-se revelado muito positivo na avaliação pedagógica feita pelos alunos, com estes a sistematicamente sublinharem a qualidade, actualização teórica e capacidade de articulação prática do corpo docente do Mestrado.

 

A procura do Mestrado tem estado centrada em profissionais na área das políticas públicas, daí a elevada taxa de empregabilidade que apresenta (97%), com especial destaque para alunos que estão empregados na área das políticas públicas (85%).


A utilidade social deste Mestrado está bem espelhada nos testemunhos espontâneos dos alunos a quem se perguntou (em inquérito anónimo) o que tinha representado para eles o MEEP. É possível agrupar tais testemunhos em três grupos:

 

Avaliação do curso pelos alunos

Em linha com os resultados dos anos anteriores, ressalta do apuramento do último Inquérito realizado aos alunos da edição 2009-2011:

Do ponto de vista qualitativo, da apreciação colectiva feita pelos alunos emergem como factores positivos mais relevantes do Mestrado:

Dos aspectos negativos apontados ressaltam os que se relacionam com o processo de avaliação, em especial o grau de esforço requerido.

·