O Mestrado em Economia e Políticas Públicas (adiante designado "MEPP") tem como objectivo o desenvolvimento de competências relacionadas com a concepção, gestão e avaliação de políticas públicas e programas operacionais.
Mais especificamente o programa visa:
Proporcionar a profissionais da Administração Pública, central e local, de entidades reguladoras e de agências de desenvolvimento diversas, de agências internacionais, de empresas públicas e privadas, um espaço de reflexão, de estudo, de actualização e de permuta de conhecimento que lhes permita enquadrar melhor a actividade que desenvolvem e valorizar a sua qualificação e prestação profissional;
Facultar aos jovens licenciados uma formação complementar que os qualifique e credencie, melhorando assim a sua empregabilidade;
Criar um espaço aberto de aprendizagem, de actualização e permuta de conhecimentos, de valorização intelectual e profissional para todos os que pretendem compreender melhor o papel que as políticas públicas desempenham, ou podem desempenhar, em resposta aos desafios económicos e sociais que Portugal enfrenta nos novos contextos europeus e mundiais, tomando por referência quer uma informação e visão actualizadas de âmbito internacional, quer um conjunto de propostas ancoradas na análise e na gestão dessas políticas em Portugal.
O MEPP tem um curriculum estruturado em dois anos.
No primeiro ano os alunos são submetidos a um programa escolar que combina uma componente de formação obrigatória com uma componente em que cada aluno pode ajustar o curriculum às suas necessidades e interesses intelectuais, fruto do grau de flexibilidade que as opções oferecidas comportam.
O segundo ano é integralmente dedicado à elaboração do trabalho final, em regime tutorial, mantendo-se o registo de liberdade de opção entre “dissertação” ou “projecto”, dando lugar a um Relatório cujo conteúdo está devidamente definido em regulamento próprio. (ver aqui)
Do
ponto de vista substantivo, o MEPP tem um curriculum focalizado em três domínios
prioritários da Agenda da União Europeia e das autoridades públicas portuguesas.
A saber: a competitividade económica, a inovação que a suporta e coesão social
que lhes garante a sustentabilidade e as necessárias condições de Governança.
Estes três domínios são objecto de tratamento tanto na dimensão teórico-conceptual quanto na dimensão operativo-instrumental das políticas públicas, usando como escala geográfica de contextualização o largo espectro que vai da perspectiva estratégia europeia à perspectiva do Território enquanto espaço integrador das políticas públicas.
Esta multidimensionalidade da abordagem está ancorada num corpo docente que alia pessoas com reconhecido curriculum académico a pessoas exteriores ao ISCTE-IUL com larga experiência enquanto policy-makers. Este perfil do corpo docente tem-se revelado muito positivo na avaliação pedagógica feita pelos alunos, com estes a sistematicamente sublinharem a qualidade, actualização teórica e capacidade de articulação prática do corpo docente do Mestrado.
A procura do Mestrado tem estado centrada em profissionais na área das políticas públicas, daí a elevada taxa de empregabilidade que apresenta (97%), com especial destaque para alunos que estão empregados na área das políticas públicas (85%).
A
utilidade social deste Mestrado está bem espelhada nos testemunhos espontâneos
dos alunos a quem se perguntou (em inquérito anónimo) o que tinha representado
para eles o MEEP. É possível agrupar tais testemunhos em três grupos:
Para 37% dos alunos o MEPP representou “uma oportunidade para enriquecer a sua formação académica e aprofundar conhecimentos no domínio das políticas públicas”;
Para 33% o MEPP traduziu-se na aquisição de “uma nova perspectiva teórica sobre as Políticas Públicas”;.
Finalmente, 30% considerou o Mestrado como “um espaço de aquisição de conhecimentos que contribuíram decisivamente para a melhoria do seu desempenho profissional”.
O alto grau de satisfação global com o Mestrado (7,6 pontos em 10).
A elevada convergência deste valor com as duas dimensões principais que suportam tal satisfação: o interesse de todas as UC, conjugado com a apreciação francamente positiva que os alunos fazem da qualidade do corpo docente (onde mais uma vez se verifica uma enorme convergência de apreciações, todas na vizinhança do 7,8).
O facto de os alunos fazerem uma apreciação positiva do seu próprio empenho, mas em todos os casos tal auto-avaliação é menor do que a satisfação revelada com a respectiva UC e o seu docente.
Do ponto de vista qualitativo, da apreciação colectiva feita pelos alunos emergem como factores positivos mais relevantes do Mestrado:
A actualidade e a pertinência dos conteúdos programáticos das UC.
A capacidade pedagógica dos docentes, a sua "ligação à realidade" e o bom relacionamento com os alunos.
A presença de formas de avaliação com recurso ao trabalho colectivo.
A disponibilidade e relação de proximidade do Secretariado.
Dos aspectos negativos apontados ressaltam os que se relacionam com o processo de avaliação, em especial o grau de esforço requerido.
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